domingo, 8 de janeiro de 2017

Na Clínica: Hora de mudar o foco da clientela atendida



Quase todos os Psicólogos provavelmente em algum momento de sua trajetória profissional chegaram a cogitar a possibilidade de abrir uma clinica e trabalhar com este nicho de mercado da Psicologia.

Entretanto, quando se pensa nisso, na maioria das vezes o que vem de imediato é o atendimento a pacientes particulares.

E muitas vezes surge o preconceito e repulsa aos convênios de saúde.

Existe quase que um preconceito com relação aos convênios por conta de fatores que conhecemos bem:

  • Baixa Remuneração
  • Limite de Sessões
  • Tempo de Sessão Reduzido
  • Etc.

Entretanto, digo a vocês que nem tudo é tão ruim como se pensa.

Segundo os últimos dados do IBGE de 2013, cerca de 30% da população brasileira possui algum convênio de saúde, seja ele particular ou corporativo.

Se estes dados se mantiveram constantes nos últimos anos, imagine que você possa atender 0,1% deste numero, com toda a certeza seu consultório teria um numero de pacientes muito diferente do que tem hoje e a sua rentabilidade seria muito melhor.

Sabemos que a Psicologia e o seu atendimento clínico são muito pouco valorizados pela população por conta de preconceitos e também pelo custo que envolve. 

Agora imagine que 30% das pessoas já possuem a Psicoterapia inclusa em seu plano de saúde, ou seja, não precisa pagar a mais pelo serviço de um Psicólogo, ou se precisar pagar algo, o valore será bem menor do que pagaria em uma sessão particular. Portanto, o acesso a tal serviço é facilitado, tirou-se uma barreira ao acesso. Agora basta o paciente sentir a necessidade, já que o financeiro já está "resolvido".

Enquanto que no modelo particular, o financeiro, principalmente em tempos de instabilidade econômica, vira um grande limitador.

Agora, se você encontra dificuldades para preencher sua agenda e passa uma boa parte do tempo ocioso em sua clínica, talvez seja a hora de repensar seus pré-conceitos e aceitar que existem outras maneiras além daquela que considera única.

Repense seu modelo e torne os convênios como uma das possibilidades.

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